Blitze no caminho para as praias

A Praia de Tamandaré, no Litoral Sul do estado, será o primeiro alvo da Operação Verão que começa amanhã e vai até o carnaval. A operação tem o objetivo de fazer os motoristas cumprirem a Lei Seca, combater o uso de quadriciclo e coibir a poluição sonora em toda a área litorânea. As blitze serão feitas em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), o Batalhão de Trânsito da Polícia Rodoviária (BPTran) e ainda apoio das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. A mesma operação também será feita nas praias do litoral Norte, onde a polícias Civil e Militar realizarão operações específicas de combate à poluição sonora e à perturbação ao sossego alheio. O Corpo de Bombeiros fará a fiscalização da orla marítima.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) elaborou em novembro passado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de cada órgão para o verão 2009/2010. A promotora de Justiça Cláudia Ramos Magalhães ressaltou que, por causa do aumento do fluxo de visitantes nas praias durante o verão, é necessário um reforço de políticas públicas. "Há uma utilização irregular de quadriciclos e o município de Tamandaré apresenta também um índice de emissão de ruídos bastante elevado", ressaltou a promotora.
No caso dos comerciantes ocupantes de barracas ou quiosques ficou decidido que haverá um cadastramento prévio, obrigatório, na Prefeitura de Tamandaré, que deverá autorizar qualquer alteração no funcionamento nos espaços. Nas áreas onde estiverem sendo realizados eventos festivos as atividades comerciais só podem funcionar até uma hora após o término do evento. A utilização de equipamentos de som está proibida, sob pena de apreensão do material.

Bafômetros - Ontem, no último dia do ano, o Detran fez blitz educativas na Avenida Mascarenhas de Morais, que dá acesso às praias do Litoral Sul e distribuiu kits de bafômetro. "Estamos orientando os motoristas a não dirigirem se beber. E, se tiverem ingerido bebida alcoólica, devem fazer o teste do bafômetro para saber se têm condição de dirigir", explicousecretário das Cidades, Humberto Costa.

O técnico em informática, Tiago Felipe, 21 anos, que estava em uma moto e seguia para uma das praias da Zona Sul, aprovou a iniciativa. "Acho muito importante. Não bebo, mas quem bebe deve ficar alerta pois evita acidentes", ressaltou. Um total de 10 mil bafômetros descartáveis foram disponbilizados para auto-aferição do teor de álcool no sangue. Os bloqueios vão contar ainda com o trabalho de 300 agentes de trânsito e de caminhões cegonha localizados em pontos estratégicos para recolher os veículos dos infratores.